NZ

Kia Ora – Alô, Oi, Como vai, Bom dia.

Morei com meu marido de Janeiro de 2007 a Dezembro de 2008 na cidade de Wellington na Nova Zelândia, país onde foi filmalda a famosa trilogia” Senhor dos Anéis”, Nova Zelândia a terra dos kiwis, maoris (primeiros habitantes) e das ovelhas, do All Blacks (Seleção de Rugby), Aotearoa na língua Maori e nossa casa por um ano. Lá da terra da “longa nuvem branca” onde o céu parece mais próximo  e as estrelas maiores, guardaremos boas lembrancas, amigos que deixamos, a vista do “Oriental Bay”, o sabor da salmon fresco, os dias ensolarados, a cor safira do mar, sem falar do “fish and chips” e de toda a beleza tao particular que vimos tanto na Ilha Norte como na Ilha Sul!

Sou feliz e grata por ter tido a oportunidade de ter vivenciado este um ano de Nova Zelândia, o que veio a contribuir ainda mais para meu crescimento pessoal reafirmando alguns conceitos pré estabelicidos e derrubando outros. Obrigada á minha família que ficou este longo ano esperando pacientemente pela minha visita no Brasil, e ao meu marido meu amigo companheiro que me levou até lá para ver o mundo através das idéias (as vezes malucas) dele. Certamente nunca iremos esquecer os churrascos na casa da Jeanine com todos os amigos do Brasil que ficaram lá.

Para nós a Nova Zelândia agora é como um sonho e quando olhamos no globo nao conseguimos acreditar como podemos ter ido tao longe, aliás este é o caminho mais longo que poderíamos ter feito, considerando a Alemanha como ponto de partida.

Como nao existe um  mundo perfeito é claro também encontramos muitas coisas que nao gostamos tanto assim na NZ, uma delas é a distância em si, tanto da Alemanha como do Brasil e o clima, como muitas pessoas pensam nós também pensavamos que a NZ fosse um país de clima quente o que nao é verdade!!! Mas realmente o clima já deixou de ser um fator decisivo em minha vida, tanto que vivo atualmente na Alemanha que tem um famoso, rigoroso e loooongo inverno, que tem o seu charme também!

Para aqueles que estao indo se aventurar como nós fizemos na Nova Zelândia, seja á passeio ou para viver, deixo aqui algumas dicas de lugares que valem á pena ser visitados:

Ilha Norte: Wellington ( a capital), Napier, Rotorua, Tauranga, Tongariro National Park, Auckland, Bay of Islands.

Ilha Sul: Christchurch, Queenstown, Nelson, Abel Tasman National Park, Millford Sound, Franz Joseph Glacier, Lake Tekapo.

Para quem está á procura de empregos o site Seek tem sempre muitas vagas tanto na Austrália quanto na Nova Zelândia:

http://www.seek.com.au/

Para quem está indo para estudar inglês abaixo alguns sites de escolas que eu estudei e aprovei (rs):

http://www.campbell.ac.nz/

http://www.geos-oceania.com/

http://www.cecwellington.ac.nz/

Dicas Gerais:

Toda cidade na Nova Zelândia tem um centro de informacoes (Information Center), que funciona muito bem, vale á pena fazer uma visita ao centro de informacoes das cidades que você irá visitar, pois irá encontrar muitos guias, folders e dicas de diversao gratuítas! Todas as minhas viagens pela NZ fiz através do centro de informacoes de Wellington e fui muito bem atendida, o servico nao é cobrado.Se você decidir ir para Fiji aconselho á programar a viagem no inverno neozelandes e nao no verao, pois no verao existe a probabilidade de ocorrer ciclones tropicais (Hurricane Season), eu por exemplo nao sabia disso e peguei um ciclone que se transformou em um furacao classe 4, o que estragou a nossa viagem ao paraíso! Por isso se informe com sua agência de turismo sobre as possibilidades, pois eu garanto nao é nada divertido passar por uma experiência como esta, a nao ser que você seja um dos malucos que vivem á procura de furacoes!

Na mala leve mais roupas de frio do que de verao, moleton, tênis para caminhadas (de preferência estes de cano longo) e uma jaqueta impermeável para dias de chuva!!

Nao deixe de usar protetor solar mesmo nos dias mais nublados porque o buraco da camada de ozônio está praticamente em cima da NZ que tem um dos maiores indíces de câncer de pele do planeta.

Se tiver a oportunidade vá conhecer Sydney na Austrália, uma das cidades mais lindas que já vi!

E para finalizar deixo aqui registrada uma famosa frase de Amyr Klink;

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

Amir Klink

 Haere Mai – Bem Vindo.

7 comentários sobre “NZ

  1. aplausos…adorei…muito linda a historia, confesso que fiquei emocionada…
    beijos Le…vc continua divagando, mas agora, divaga com a felicidade e você merece muito isso tudo que esta vivendo minha amiga do coração.
    pra sempre amo você…
    beijos no coração
    Rafa

  2. Nossa, estou impressionado!
    Estava buscando por um blog de alguém que estivesse se aventurando na Austrália (país que pretendo ir um dia) e encontrei este. Embora a Austrália aparecesse num tópico específico (de contratempos), o que me impressionou foram as coincidências: graduei-me em design gráfico ano passado, faço pós em marketing e tb quero sair de minha cidade natal, Floripa (embora ame esta terra). Trabalho como designer por aqui… Podia me mandar seu end. de e-mail? O meu é: eliasjr2@yahoo.com.br.

  3. Oi Leninha.
    Muito interessante sua historia e sua experiencia pessoal como viajante.
    Apenas gostaria de lhe perguntar uma coisa, na verdade faz parte de uma pesquisa que estou fazendo.
    Por que voce deixou a NZ e voltou para a Alemanha ?
    Assim como voce, encontro dezenas de relatos de pessoas que “amaram” a Nova Zelandia, consideram como o melhor pais do mundo, melhor qualidade de vida do mundo, um paraiso na terra, etc…porem, nao moram mais la e nao tem mais intencoes de morar la.
    Por que entao alguem que tem a oportunidade de se estabelecer no melhor pais do mundo acaba saindo e indo morar em outro lugar ?
    As respostas que tive ate o momento nao fazem realmente sentido. Um brasileiro que mora no Canada disse que nao se acostumou com o clima frio da NZ (e no Canada faz calor ?).
    Outro que voltou ao Japao porque a NZ e muito longe da familia que mora no Brasil (e o Japao fica mais perto ?).
    Outro casal deixou recentemente a NZ onde trabalhavam na area de tecnologia e voltou ao Brasil dizendo que nao tinham progresso profissional (e isso existe no Brasil ?).

    Bom, apenas gostaria de saber sua opiniao sobre o que a motivou vir para a NZ e o que a fez decidir voltar para a Alemanha.
    Obrigado

  4. Fechou com chave de ouro com a descrição do Amir Klink… bateu uma baita vontade de ler o livro “‘ infelizmente ainda não li… + vou correr atrás disso logo”. Sem contar q suas descrições foram de grande esclarecimento sobre a NZ, e vc escreve muito bem tbm…

  5. Ola Leninha.
    Meu nome e Marcus. Gostei muito de ler sobre a sua espericencia em NZ, estou indo pra la dia 29 de dezembro, tambem uma aventura, mas obervar as suas dicas acrescenta muito. estou indo para Greytown, Wairarapa, vc conhece?? estou a procura de brtasileiros que moram por essa regiao. Vou ficar 2 meses la. Se vc conhecer algum brasileiro que esteja por la, por favor me ajude a fazer contatos ok. Desde ja te aggradeco. Deus te abencoe sempre.
    Marcus Prado.

  6. Leninha, fiquei com mais vontade de conhecer NZ o seu relato me deixou muito mais curiosa. Já estou com a passagem comprada, porém estamos pesquisando pela internet sobre trabalho, cultura e outras coisas mais. Eu e meu marido temos vontade de morar lá. Você escreve muito bem. Beijos.

  7. Leninha, lendo o seu blog descobri pontos em comum em nossas trajetórias. Também Paraná (Curitba), também Design (UFPR), também Alemanha (Göttingen und Braunschweig). Agora pretendo fazer um pós-doutorado em Design na NZ, junto com minha esposa e nossos 2 filhos. Na UFPR também desejamos receber acadêmicos da NZ. Nesse sentido, ficaria muito grato se você pudesse trocar alguns e-mails comigo a esse respeito. (adriano.heemann@gmail.com)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s